Descrição
PÚBLICO ALVO: Analistas e assistentes da área financeira e profissionais interessados em aprender sobre o tema.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PRECIFICAÇÃO
Introdução à Precificação:
– Objetivos do workshop.
– Importância da precificação estratégica.
Custos Fixos e Variáveis:
– Definição e métodos de cálculo.
– Exemplos práticos e sua relevância na formação de preços.
Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição:
– Como calcular e interpretar o ponto de equilíbrio.
– A importância da margem de contribuição na sustentabilidade do negócio.
Análise da Sensibilidade de Preço:
– Como a variação dos preços afeta a demanda.
– Técnicas para avaliação da sensibilidade ao preço.
Estratégias de Precificação:
– Visão geral de estratégias como custo-plus, valor-percebido e concorrência.
– Discussão sobre a seleção da estratégia ideal baseada no contexto do mercado.
Aspectos Psicológicos da Precificação:
– Efeito dos preços na psicologia do consumidor.
– Táticas que influenciam a percepção de valor.
MÓDULO 2: APLICAÇÃO PRÁTICA DE PRECIFICAÇÃO
Construção de um Modelo de Precificação:
– Apresentação detalhada de um caso prático usando planilhas.
– Formação do preço de venda de um produto, ajustando preço de custo e margem para garantir lucratividade.
Exercício Prático:
– Distribuição de casos similares ao exemplo mostrado para que os grupos desenvolvam uma estratégia de precificação.
– Os grupos trabalharão para calcular custos, definir preços, e analisar a lucratividade.
Apresentações e Feedback:
– Cada grupo apresentará sua estratégia e justificará suas decisões.
– Sessão de feedback coletivo com discussões sobre as estratégias adotadas.
FACILITADOR: Assis Cavalcante Júnior
Graduação em Administração de Empresas – Universidade Estadual do Ceará Concluído em 2001. Especialização em Estratégica e Gestão Empresarial – Universidade Federal do Ceará (CETREDE) Concluído em 2006. Curso de Extensão em Metodologia do Ensino Superior – Estácio FIC Concluído em 2004. Curso de Extensão em Gestão de Negócios na Era Digital – Cornell SC Johnson College of Business. Concluído em 2019.
Experiência de Mercado SEBRAE-Ce – Estagiário na Área de Educação Empresarial (1995 a 1997); ABN AMRO Bank – Agente de crédito e cobrança (1997 a 1999) Óticas Visão – Coordenador Adm-Financeiro (1999 a 2005) Diretor Adm-Financeiro (2005 a 2015) Diretor de Marketing (2015 a 2019) Diretor Comercial (desde 2019)
Carreira Docente SENAC – Curso Técnico em Óptica (2005 a 2008); Centro de Ensino Técnico e Superior (CTS) – Curso Técnico em Óptica (2006 a 2007); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – Unidade Centro (2007); Universidade Paulista (UNIP) – EAD (2008); Faculdade CDL – Cursos de Graduação e MBA (Desde 2021) Experiências de Varejo; Participante da NRF – Retails’s Big Show em Nova York (2018, 2019, 2020 e 2023); Convidado do Cenários do Varejo – CDL Fortaleza (2019)
DATAS E CARGA HORÁRIA
19/08 e 26/08
14h às 18h
Carga Horária de 8h
INVESTIMENTO
R$150,00 Online
MODALIDADE: Online
Avaliações
Não há avaliações ainda.