Formação de Preços

O preço afeta diretamente a saúde financeira e a percepção de valor do seu produto pelo consumidor.

Uma estratégia de precificação inteligente e bem fundamentada pode ser um grande diferencial competitivo.

O preço é mais do que apenas um número; é uma mensagem ao mercado. Reflete a posição de uma marca, influencia a percepção de valor e determina sua margem de lucro.

Categoria:

Descrição

PÚBLICO ALVO: Analistas e assistentes da área financeira e profissionais interessados em aprender sobre o tema.

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA PRECIFICAÇÃO

Introdução à Precificação:

– Objetivos do workshop.

– Importância da precificação estratégica.

Custos Fixos e Variáveis:

– Definição e métodos de cálculo.

– Exemplos práticos e sua relevância na formação de preços.

Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição:

– Como calcular e interpretar o ponto de equilíbrio.

– A importância da margem de contribuição na sustentabilidade do negócio.

Análise da Sensibilidade de Preço:

– Como a variação dos preços afeta a demanda.

– Técnicas para avaliação da sensibilidade ao preço.

Estratégias de Precificação:

– Visão geral de estratégias como custo-plus, valor-percebido e concorrência.

– Discussão sobre a seleção da estratégia ideal baseada no contexto do mercado.

Aspectos Psicológicos da Precificação:

– Efeito dos preços na psicologia do consumidor.

– Táticas que influenciam a percepção de valor.

MÓDULO 2: APLICAÇÃO PRÁTICA DE PRECIFICAÇÃO

Construção de um Modelo de Precificação:

– Apresentação detalhada de um caso prático usando planilhas.

– Formação do preço de venda de um produto, ajustando preço de custo e margem para garantir lucratividade.

Exercício Prático:

– Distribuição de casos similares ao exemplo mostrado para que os grupos desenvolvam uma estratégia de precificação.

– Os grupos trabalharão para calcular custos, definir preços, e analisar a lucratividade.

Apresentações e Feedback:

– Cada grupo apresentará sua estratégia e justificará suas decisões.

– Sessão de feedback coletivo com discussões sobre as estratégias adotadas.

FACILITADOR: Assis Cavalcante Júnior
Graduação em Administração de Empresas – Universidade Estadual do Ceará Concluído em 2001. Especialização em Estratégica e Gestão Empresarial – Universidade Federal do Ceará (CETREDE) Concluído em 2006. Curso de Extensão em Metodologia do Ensino Superior – Estácio FIC Concluído em 2004. Curso de Extensão em Gestão de Negócios na Era Digital – Cornell SC Johnson College of Business. Concluído em 2019.

Experiência de Mercado SEBRAE-Ce – Estagiário na Área de Educação Empresarial (1995 a 1997); ABN AMRO Bank – Agente de crédito e cobrança (1997 a 1999) Óticas Visão – Coordenador Adm-Financeiro (1999 a 2005) Diretor Adm-Financeiro (2005 a 2015) Diretor de Marketing (2015 a 2019) Diretor Comercial (desde 2019)

Carreira Docente SENAC – Curso Técnico em Óptica (2005 a 2008); Centro de Ensino Técnico e Superior (CTS) – Curso Técnico em Óptica (2006 a 2007); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – Unidade Centro (2007); Universidade Paulista (UNIP) – EAD (2008); Faculdade CDL – Cursos de Graduação e MBA (Desde 2021) Experiências de Varejo; Participante da NRF – Retails’s Big Show em Nova York (2018, 2019, 2020 e 2023); Convidado do Cenários do Varejo – CDL Fortaleza (2019)

DATAS E CARGA HORÁRIA
19/08 e 26/08
14h às 18h
Carga Horária de 8h

INVESTIMENTO
R$150,00 Online

MODALIDADE: Online

Informação adicional

Modalidade

Online

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