Ao celebrar os 90 anos do SindusCon-SP na comemoração que lotou a Roca Gallery em 11 de setembro, o presidente Yorki Estefan atribuiu as conquistas obtidas ao envolvimento voluntário dos associados em suas ações.
“Qual é o segredo do sucesso do SindusCon-SP? O que nos diferencia e nos destaca de tantas outras entidades de classe? Como conseguimos acumular tantas conquistas ao longo destes 90 anos, unindo nossa tradição a uma inovação contínua?”, indagou Estefan em seu discurso.
“É simples – prosseguiu. O SindusCon-SP somos nós! Cada um de nós, que ingressa na entidade e se envolve voluntariamente em suas ações, doa uma parte valiosa do seu tempo para o bem-estar coletivo do nosso setor. E quanto mais a gente se envolve e participa, mais a entidade cresce e brilha. O SindusCon-SP nos abre os horizontes, e nos torna melhores como indivíduos. Este é um dos maiores trunfos do associativismo, que o SindusCon-SP cultiva geração atrás de geração.”
De acordo com o presidente, a entidade é muito mais do que uma associação de empresas. “O SindusCon-SP é um dos mais respeitados representantes e interlocutores qualificados da indústria da construção deste país. Nossa entidade se consagrou por sua atuação permanente em favor do fortalecimento, não só das empresas associadas, mas do empreendedorismo e de todo o mercado imobiliário. Ao longo de sua existência, o SindusCon-SP influenciou políticas públicas que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento nacional.”
Estefan citou algumas dessas políticas nas áreas de imobiliário, habitação, infraestrutura e meio ambiente. Elencou as principais realizações de cada uma das áreas do sindicato. Homenageou as Diretorias que se sucederam no comando da instituição desde a década dos 80.
O presidente ainda agradeceu à Roca Brasil pelo patrocínio da comemoração; à equipe de colaboradores do sindicato; aos dirigentes e associados envolvidos nas atividades das diversas áreas: “A contribuição voluntária de cada um de vocês nos enche de orgulho e mantém acesa a chama que o SindusCon-SP irradia há 90 anos!”
Manifestações
Ao congratular-se com o SindusCon-SP, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou a importância da construção civil como “um dos setores que mais geram emprego e fortalecem a economia”.
Representando o governador Tarcísio de Freitas, Marcos Penido, secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, enfatizou que “o SindusCon-SP responde por infraestrutura, habitação, saneamento e conservação do meio ambiente, trazendo emprego com fartura”.
Adriana Boggio, secretária adjunta municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Obras de São Paulo, assinalou que o SindusCon-SP “muito fez para fortalecer e capacitar as construtoras nacionais”.
Já o presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Renato Correia, elogiou a trajetória do SindusCon-SP, comentando que “quem valoriza sua história, certamente fará diferença no futuro. E a construção mudou a vida no país”. Ele também observou que, para atender às necessidades nacionais, precisariam ser investidos anualmente R$ 100 bilhões em habitação e R$ 200 bilhões em infraestrutura.
Juliana Santos, gerente de Marketing da Roca, congratulou-se com o SindusCon-SP, frisando: “O que nos une é o fortalecimento da construção civil”.
Autoridades presentes
Também prestigiaram a comemoração as seguintes autoridades:
Marcus Alves de Mello, superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo, representando o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Raul de Oliveira Gomes, superintendente Nacional de Habitação para Pessoa Jurídica da Caixa, representando o presidente da instituição, Carlos Vieira.
Paulo Amaral, superintendente Executivo Empresarial São Paulo da Caixa.
Marcelo Dusi Alvim Siqueira, superintendente Nacional da Caixa, representando o Vice-Presidente de Negócios de Atacado da instituição, Tarso Duarte de Tassis.
José Police Neto, Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo.
Reinaldo Iapequino, presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).
Lacir Baldusco, presidente do Grapohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo.
Elisabete França, Secretária de Urbanismo e Licenciamento do Município São Paulo.
Rodrigo Ravena, secretário do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo.
Heloisa Proença, conselheira na Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Vereador Rodrigo Goulart.
Lideranças da construção
Também compareceram as seguintes lideranças do setor:
Eduardo Capobianco, vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), representando o presidente da instituição, Josué Gomes.
Ely Wertheim, presidente Executivo do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).
Maristela Honda, presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção).
Sandro Rogerio da Silva Gamba, presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
Rodrigo Navarro, presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).
Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Apeop (Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística).
Antonio Ramalho, presidente licenciado do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção de São Paulo) e Antonio de Freitas Pereira, presidente interino da instituição.
Gilmar Guilhen, presidente da Feticom-SP (Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção do Estado de São Paulo).
Gustavo Garrido, presidente da AsBEA-SP (Associação Brasileira de Escritórios de Engenharia e Arquitetura – Regional São Paulo).
Camila Pimenta, diretora da Escola Senai “Orlando Laviero Ferraiuolo” e do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil.
Carlos Roberto Petrini, presidente Executivo do Sinprocim (Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo).
Fabiana Albano, diretora de Relações Institucionais do Crea-SP, representando a Presidente da instituição, Lígia Marta Mackey.
José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da CBIC.
José Eduardo Frascá Poyares Jardim, presidente do Instituto de Engenharia
Marcos Holanda, presidente do FNNIC (Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção)
Maurício Borges, presidente da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) e Sergio Magalhães, presidente do Conselho da entidade.
Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros
Ricardo Beschizza, presidente do Conselho Deliberativo da Assecob (Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista), Vivien Suruagy, presidente da Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes)
Outras lideranças
Também prestigiaram o evento, entre outros, Paulo Skaf, ex-presidente da Fiesp; e Ricardo Mellão, ex-deputado estadual.
*Com informações do Sinduscon-SP
The post SindusCon-SP celebra 90 anos de conquistas appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.