Evento reuniu empresários da construção civil e gestores públicos
Fundado em 1934, por um pequeno grupo de construtores liderados à época por Aurélio Porto, o Sindicato da Indústria da Construção no Espírito Santo (Sinduscon) está entre os três mais antigos do país do segmento. Para comemorar a chegada aos 90 anos, um evento realizado na noite de quinta-feira (7) reuniu os associados da entidade e gestores públicos.
Douglas Vaz, que preside a entidade, destacou que ao longo dessas nove décadas o sindicato vem cumprindo o papel de representante e interlocutor qualificado das empresas da construção, empresas que, com suas obras, contribuem para o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a sustentabilidade ambiental. “Se chegamos aos 90 anos acompanhando a evolução da engenharia, nos adaptando e promovendo as mudanças necessárias do setor em que atuamos com tanto afinco, devemos isso à força do associativismo. Sem os associados, nada disso seria possível”.
O presidente do Sinduscon-ES disse ainda que a entidade atua na construção do diálogo, de ideias, de soluções, de ações que levem ao desenvolvimento do Espírito Santo, em um movimento conjunto da iniciativa privada com os poderes constituídos.
“Difundindo inovações tecnológicas, o Sinduscon atua para capacitar construtoras a atender uma crescente demanda por habitação e ampliação da infraestrutura, em um cenário de concorrência e escassez de mão de obra”, afirmou Douglas.
Presente no evento, o vice-presidente da CBIC, Eduardo Aroeira, ressaltou os anos de história da entidade. “Venho de Brasília, uma cidade que tem 64 anos. O Sinduscon Espírito Santo faz 90 anos. Olha a importância da entidade para tão longa história. Os Sinduscons têm desempenham papel fundamental no desenvolvimento das cidades. Parabéns ao trabalho de destaque que o Sinduscon Espírito Santo está fazendo”.
Premiações
A noite de festa, no Le Buffet Master, contou com a entrega do Prêmio Construir, criado neste ano com o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar os profissionais, empresas e as instituições que atuam na indústria da construção civil no Estado.
Na categoria “Trabalhador”, o premiado foi Neild José Henrique, da AMG Engenharia. Já na na categoria “Fornecedor da Construção Civil”, o prêmio foi para RDG Aços do Brasil, representada pelo presidente do grupo, Ronaldo Campo. Na categoria “Empresa da Construção Civil” a premiada foi a Grand Construtora e Incorporadora. Quem recebeu o prêmio foi o presidente da empresa, Rodrigo Barbosa.
O Seconci-ES (Serviço Social da Indústria da Construção) foi quem conquistou o prêmio na categoria “Instituição Pública ou Privada”. E o “Líder Empresarial da Construção Civil 2024” foi para a empresária Rubia Zanelato, da Kemp Construtora.
Livro
Na solenidade também foi apresentado o livro 90 anos Sinduscon Espírito Santo. Osmir da Rocha Pimentel, João Luiz de Menezes Tovar, Cezar Villar de Melo, José Eduardo Kossatz de Berredo, Aristóteles Passos Costa Neto e Paulo Baraona, ex-presidentes da entidade, foram homenageados com um exemplar da publicação.
Todos os associados vão receber um exemplar do livro que já está disponível para download no site do Sinduscon-ES (https://www.sinduscon-es.com.br/v2/cgi-bin/conteudo.asp?menu2=119)
Além dessas comemorações, as atividades em torno dos 90 anos Sinduscon-ES incluíram também a realização da ES Construção Brasil, uma feira que passa a fazer parte do calendário anual de eventos do setor e a ConstrRunner, uma corrida que acontece no dia 17 de novembro de 2024.
Todas essas iniciativas foram possíveis com o patrocínio das seguintes empresas: Samarco, ES Gás, Krona Brasil, Samp, Singular Facilities Service, Comprocard, Le Card, Provider, Seconci-ES, Polimix Concreto, Concrevit, Centralfer, Vaz Desenvolvimento Imobiliário, Galwan Construtora, Kemp Empreendimentos, Construtora Abaurre e Comér Construtora e Incorporada.
The post Premiações e publicação de livro marcam 90 anos do Sinduscon-ES appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.