A gestão do tempo é fundamental para o bom cumprimento de todas as atribuições de maneira eficiente, e isso também se aplica ao profissional da área de SST (Segurança e Saúde no Trabalho).
O tempo dedicado ao trabalho, quando mal gerido, gera lacunas e faz com que atividades importantes deixem de ser cumpridas, o que, no caso da Segurança e Saúde no Trabalho, pode aumentar os riscos de acidentes e falhas nas demais medidas de segurança – o que é gravíssimo.
Desta maneira, os técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, de uma maneira muito intencional, precisam ficar sempre atentos às estratégias para gerir o tempo e suas atividades, tendo o cuidado de priorizar o planejamento e acompanhando das medidas de segurança no ambiente do trabalho.
Dicas para uma boa gestão eficiente do tempo:
- Organize prioridades: Na área de SST, devem ter prioridade as tarefas que envolvem a inspeção de segurança em atividades de risco elevado;
- Divida atividades em blocos menores: o tempo exige o uso de recursos que otimizem o tempo dos colaboradores. Um deles condiz à divisão das tarefas em blocos menores;
- Programe sua agenda com antecedência: boa gestão do tempo depende de organização e do conhecimento prévio das responsabilidades profissionais.
- Delegue atividades sempre que possível: não concentre muitas atividades em um só profissional. Isso o deixa sobrecarregado e atrapalha o entendimento do que é mais primordial.
- Evite realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo: falta de foco pode afetar a eficácia das atividades e aumentar o risco na execução.
- Utilize a tecnologia em seu favor: a automatização de tarefas ou a organização de fluxos de trabalho, pode auxiliar os profissionais de SST a ganharem eficiência. Ex. softwares de gestão de segurança.
- Gestão do tempo em SST: eficácia, produtividade e segurança, pratique as dicas para fazer a gestão do tempo, organizar suas tarefas e promova sempre a manutenção da segurança e saúde no trabalho.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).
The post O profissional de SST e a gestão do tempo appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.