“Não há nada que gere emprego mais rápido e de forma mais intensa do que a construção civil no Brasil”, afirmou Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) durante o 99º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) | Política & Estratégia, na tarde da terça-feira (26/11). Realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no salão de eventos do edifício-sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, o evento recebeu integrantes do governo federal, parlamentares, empresários e profissionais do setor. O vice-presidente participou ao lado de outras autoridades do painel que discutiu o potencial do programa Nova Indústria Brasil e o papel do setor na industrialização brasileira.
Para Alckmin, o futuro está em uma indústria mais verde, mais sustentável e que tenha foco na inovação. Além disso, para o crescimento industrial e da construção civil, a redução de juros é fundamental. “Precisamos ser rigorosos na questão fiscal e a redução dos juros deve ser uma obsessão. O PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) também deve ser um grande estímulo para o investimento em moradia. Nós teremos juros mais efetivos com o arcabouço fiscal. Toda a discussão hoje vai ser 0 ou 0,25% para fazer superávit”, apontou o vice-presidente.
O 99º ENIC é promovido pela CBIC em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) e apoio institucional da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento tem como patrocinadores o Sienge, o Sistema Confea Crea Mútua, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Para o presidente da CBIC, Renato Correia, a construção pode se beneficiar da indústria e vice e versa. E entre os desafios do cenários estão a mão de obra, a tributação e a carência de habitação no Brasil. “É difícil prever o comportamento deste mercado, mas o que podemos fazer é provocar os empresários a entender o que o governo está fazendo e assim endereçar melhor seus objetivos. A busca é sempre pela qualidade e competitividade”, apontou.
Economia comportamental
Mediado pelo diretor de jornalismo da CNN Brasil, em Brasília, Daniel Rittner, o painel discutiu o papel da construção civil na política brasileira. E três tópicos ganharam destaque sobre o futuro do setor: sustentabilidade, inovação e digitalização. Todos fazem parte das missões da Nova Indústria Brasil (NIB), programa de modernização da indústria nacional que deve ser implementado até 2033, entre elas a habitação e infraestrutura.
“A industrialização vai dialogar com o setor e com a mão de obra porque você passa a ter construções mais rápidas e mais inteligentes, dialoga com a sustentabilidade com construções mais equilibradas e com cuidado com o meio ambiente. O futuro da indústria da construção civil é inovador, digital e sustentável”, afirmou Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, que também indicou a importância do uso do Building Modeling Information, o BIM, para essa atualização.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que 90% dos CNPJs da construção civil estão na condição de simples, ou seja, são de pequenas e médias empresas. E apontou como esses negócios precisam estar alinhados com o futuro. “Precisamos pensar que a economia é comportamental, não são só planilhas. Não há como imaginarmos uma economia que não esteja na inovação e na inteligência artificial ou na sustentabilidade”, disse.
Para quem está interessado em investimentos estrangeiros, esse também é o foco, de acordo com a diretora de negócios da APEX Brasil, Ana Repezza.
“Precisamos pensar nas questões de sustentabilidade, a maioria das indústrias de fora vem buscando novas soluções para questões ambientais, essa é uma preocupação grande que nós temos para garantir nossa competitividade internacional”.
The post No 99º ENIC, Alckmin destaca o papel da construção civil no desenvolvimento econômico appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.