A comitiva da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), através da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC), realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma visita técnica ao Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI em Belo Horizonte (CIT-SENAI/MG). 

O encontro teve início com uma apresentação conduzida por Zenilde Viola, gerente de serviços do SENAI, que detalhou as atividades e a infraestrutura do instituto. Ela destacou a vasta gama de projetos e empresas atendidas pelo centro, que opera como parte da rede CIT SENAI, além de fornecer informações sobre as soluções oferecidas, que incluem serviços metrológicos, consultoria e treinamentos, e pesquisa, desenvolvimento e inovação, com selos de qualidade da Embrapii e ANP.

Após a apresentação, a comitiva foi conduzida por uma visita técnica aos laboratórios do CIT. A primeira parada foi nos Laboratórios de Calibração, que abrangem áreas como Dimensional, Força, Torque e Dureza, Massa, Pressão, Vazão e Velocidade de Fluidos. Em seguida, o grupo visitou os laboratórios de Microssistemas e Circuitos em LTCC, Eletrônica Orgânica e Perovskita, que dispõem de tecnologia de ponta para o desenvolvimento de projetos.

 

Com mais de 121 mil m² dedicados à inovação e tecnologia, o CIT-SENAI/MG é um dos principais centros de desenvolvimento para a indústria brasileira. “Contamos com mais de 50 mestres e doutores, transformando conhecimento em riqueza para o país”, afirma José Luciano de Assis Pereira, gerente de Tecnologia e Inovação do CIT. O centro faz parte de uma rede nacional que inclui 25 Institutos Senai de Inovação (ISIs) e 57 Institutos Senai de Tecnologia (ISTs), oferecendo soluções integradas em serviços tecnológicos e inovação para a indústria.

Desde sua criação em 2011, com a administração do Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), o CIT vem contribuindo significativamente para a competitividade da indústria, atendendo setores como o naval, automotivo, alimentos, siderúrgico e mineração. O Sistema FIEMG, em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), investiu cerca de R$ 150 milhões no CIT, que continua a impulsionar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais e em todo o Brasil.

Ao final do encontro, o vice-presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas da CBIC (COIC/CBIC), Ilso Oliveira, expressou sua satisfação com o que foi visto. “Minhas impressões sobre a nossa visita aqui no SENAI hoje são muito boas, muito positivas. Eu saio daqui bastante motivado, porque tivemos a oportunidade de constatar in loco quanto conhecimento temos disponível para que possamos utilizar”, afirmou. 

Para ele, todos os empresários precisam tomar essa consciência das novas tecnologias, porque o segmento da indústria da construção precisa evoluir. “Precisamos de novas metodologias, de novas formas de operação, e temos um conhecimento muito grande disponível aqui”, finalizou. 

SENAI PAULO TARSO – No período da tarde, a comitiva da CBIC realizou uma visita ao SENAI Centro de Formação Profissional Paulo de Tarso, onde foi possível conhecer os diversos ambientes e laboratórios que compõem o complexo educacional. Durante a visita, o grupo conheceu o laboratório de materiais de construção, a oficina de instalações elétricas, o galpão de prática e o laboratório de informática, todos equipados para oferecer uma formação técnica de excelência.

O SENAI Paulo de Tarso se destaca por sua ampla gama de cursos e programas, que abrangem desde a Aprendizagem Industrial, com cursos como Auxiliar de Logística, Instalação Hidráulica, Instalação Elétrica Predial, Pedreiro de Edificações e Processos Administrativos, até os cursos técnicos em Edificações, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Além disso, oferece Qualificação Profissional em áreas como Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Carpinteiro de Obras, Mestre de Obras, Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Obras Imobiliárias. 

O centro também disponibiliza programas de Aperfeiçoamento Profissional, abordando temas como Aplicação de Revestimentos Argamassados e Cerâmicos, Desempenho de Edificações Habitacionais, Documentação Técnica e Legalização de Projetos, além de iniciativas como Empreiteiros, Engenheiros do Futuro e Gestão de Obras.

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da Comissão de Obras Industriais (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).



The post Comitiva da CBIC realiza visitas técnicas aos institutos SENAI de Belo Horizonte appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *