O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, esteve presente, nesta quarta-feira (4), da solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) para o triênio 2024/2027.

A cerimônia, realizada na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), foi marcada por discursos que enfatizaram a relevância da Construção Civil no cenário econômico e social do país.

Em sua fala, Renato Correia, abordou os desafios e as oportunidades do setor nos próximos anos. Ele também destacou a Arena MRV como símbolo da capacidade técnica e do potencial do setor da construção. Ele também ressaltou a importância de iniciativas para manter a competitividade e sustentabilidade do segmento.

“Entre 2025 e 2029, nosso setor será responsável por cerca de R$ 1,3 trilhão em investimentos. Estamos lutando para garantir a neutralidade tributária, além de enfrentar desafios como a taxa de juros e os impactos do saque-aniversário no FGTS”, afirmou.

O presidente do Sinduscon-MG, Raphael Lafetá, reforçou em seu discurso a importância de fortalecer a proximidade com os associados e as entidades parceiras, como a CBIC, para enfrentar desafios como a escassez de mão de obra qualificada e o impacto econômico no setor.

“Nossa meta é atuar cada vez mais perto dos associados e das entidades parceiras”, comentou Lafetá, ressaltando o papel da construção na geração de mais de 360 mil empregos formais em Minas Gerais.

Também presente na solenidade, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, afirmou em seu discurso que a nova Diretoria do Sinduscon-MG chegou com “ânimo e energia para transformar e defender o sindicato”. Ele também lançou um desafio à nova gestão: de tornar a capital mineira um exemplo na Engenharia para todo o país

Além de Renato Correia, da CBIC, a solenidade contou com a participação de diversas lideranças, como Gabriel Azevedo, presidente da Câmara Municipal de BH; André Reis, secretário municipal de Política Urbana, representando o prefeito Fuad Nomam; Pedro Bruno de Souza, secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, representando o governador Romeu Zema.

Entrega da Medalha Paulo Simão e novos convênios 

A programação do evento também contou com a entrega da “Medalha Paulo Simão” à Sengel Construções, reconhecida por sua atuação empreendedora e pelos relevantes serviços prestados ao setor. A homenagem emocionou o diretor da empresa, José Soares Diniz Neto, que mencionou o legado de Paulo Simão no Sinduscon-MG, no Seconci-MG e na própria CBIC.

Outro momento importante foi o anúncio de uma parceria estratégica entre o Sinduscon-MG, o Sistema Fiemg, Sesi/Senai e o STIC-BH Marreta, que disponibilizará 8 mil vagas para capacitação de trabalhadores da Construção Civil e 300 vagas para formação básica de filhos de trabalhadores nas escolas do Sesi.

A cerimônia também marcou um compromisso com a sustentabilidade. O evento foi o primeiro da nova gestão a ter todas as emissões de carbono neutralizadas, com o apoio da Clam, consultoria especializada em sustentabilidade.

O evento teve patrocínio da Amanco/Tuma Comercial, Artefácil, Cimento Nacional, DVG, Fassa Bortolo, Morada AI, TopMix e VMV Real State.

(Com informações do Sinduscon-MG)

The post CBIC participa da solenidade de posse da nova diretoria do Sinduscon-MG appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *