O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, participou nesta quarta-feira (27) da abertura do 14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília. O evento contou também com a presença de diversos presidentes de entidades associadas à CBIC.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, destacou a urgência de uma política industrial perene e de longo prazo para impulsionar o desenvolvimento do país, ressaltando o momento estratégico vivido pelo Brasil. Ele apontou três prioridades: fortalecer o papel estratégico da indústria, melhorar a competitividade reduzindo o ‘Custo Brasil’ e estabelecer um projeto de Estado robusto inspirado no sucesso do Plano Safra. Alban ainda elogiou ações do governo, como a Letra de Crédito de Desenvolvimento e o Programa Brasil Mais Produtivo, e lamentou o processo de desindustrialização que reduziu a participação do setor no PIB de 48% para 25,5% nas últimas décadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da indústria para o crescimento econômico sustentável, vinculando o bem-estar social à produção industrial e ao consumo. Lula também criticou as altas taxas de juros e destacou avanços econômicos, como o aumento da massa salarial e a redução do desemprego. Ele reafirmou o compromisso de assinar o Acordo Mercosul-União Europeia ainda este ano.

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), ressaltou o papel da indústria no crescimento do PIB, que alcançou 1,4% no segundo trimestre, impulsionado principalmente pelos bens de capital. Ele defendeu a reforma tributária como medida essencial para desonerar investimentos, incentivar exportações e fortalecer a competitividade da indústria brasileira.

Durante a cerimônia, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Júnior, e Ricardo Alban assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para fomentar ambientes de trabalho saudáveis na indústria.

Outro destaque foi o lançamento do Observatório do Custo Brasil, anunciado por Alckmin. Desenvolvida em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a ferramenta tem como objetivo monitorar políticas públicas destinadas a reduzir o ‘Custo Brasil’, estimado em R$ 1,7 trilhão anuais devido a encargos tributários elevados, burocracia e ineficiências logísticas.

The post CBIC marca presença na abertura do Encontro Nacional da Indústria appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *