A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), através da sua Comissão de Infraestrutura (COINFRA), promove, no dia 25 de novembro, o evento Região Norte – Infraestrutura & Sustentabilidade, que será realizado no auditório do Edifício Armando Monteiro Neto, sede da entidade em Brasília. Com foco no desenvolvimento social e logístico da Amazônia, o encontro busca debater soluções inovadoras que alinhem crescimento econômico com preservação ambiental, em preparação para a COP 30, que ocorrerá no Brasil em 2025.
Faça sua inscrição gratuita pelo site – https://brasil.cbic.org.br/cbic-coinfra-regiao-norte-infraestrutura-e-sustentabilidade-25-11-2024
A abertura do evento destacará a importância de uma nova abordagem para a Amazônia, que vai além da visão puramente ambiental do século passado e leva em consideração as necessidades sociais e econômicas das populações da região. De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), existem mais de três milhões de quilômetros de estradas informais cortando a floresta amazônica. A falta de infraestrutura formal facilita a degradação ambiental e a prática de atividades ilegais, como a grilagem de terras e o garimpo clandestino. Nesse contexto, o evento buscará defender que o avanço da infraestrutura, por meio de projetos sustentáveis, não só é compatível com a preservação ambiental, mas também pode contribuir significativamente para o seu controle.
O primeiro painel do evento, intitulado Infraestrutura de Transporte e Logística, será realizado das 14h às 15h30 e contará com a participação confirmada de Viviane Esse, secretária nacional de Transporte Rodoviário, além dos convidadosFabrício de Oliveira Galvão, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e o senador Confúcio Moura. O debate abordará a formalização de estradas na Amazônia e seu papel no controle ambiental, destacando a necessidade de investimento em infraestrutura formal para substituir as vias clandestinas que degradam a floresta.
A partir das 15h30, o segundo painel discutirá os desafios nos setores de Habitação e Saneamento na Região Norte, que apresenta a menor cobertura de esgoto do país. O painel tem como convidados Leonardo Picciani, secretário nacional de Saneamento Ambiental, Verônica Sanchez, presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal e o deputado Joaquim Passarinho. A falta de infraestrutura básica para saneamento e moradia será um dos principais pontos de discussão, com foco na superação de barreiras burocráticas, como o licenciamento ambiental e planos diretores restritivos, que dificultam a expansão do acesso à moradia na região.
Além de levantar os principais problemas de infraestrutura da Região Norte, o evento também tem o objetivo de apontar soluções práticas que possam ser implementadas antes da COP 30. Segundo a CBIC, a melhoria da infraestrutura social e logística na Amazônia é essencial não só para o desenvolvimento regional, mas também para a preservação do meio ambiente, já que o controle oficial de estradas e outras vias pode reduzir significativamente a degradação florestal causada por atividades ilegais.
Com a participação de importantes nomes do setor público e privado, o evento promete ser um marco nas discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia, antecipando debates que terão grande relevância no cenário internacional durante a conferência climática do próximo ano.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, objetivo 3.5 – “Promoção da Segurança Sustentável e Governança no setor da infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).
The post CBIC discute infraestrutura e sustentabilidade na Região Norte em preparação para a COP 30 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.