O setor da construção, da incorporação imobiliária e a comunidade jurídica do Distrito Federal se despediram da advogada Andréia Moraes de Oliveira Mourão, sócia fundadora do escritório Mourão e Moraes Advogados Associados. Consternados, familiares, amigos, colaboradores, clientes e colegas de profissão fizeram a última homenagem no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul da capital federal, na tarde do domingo (06/10). Membro atuante do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CONJUR-CBIC), com décadas de atuação na área, Andréia tornou-se uma autoridade em Direito imobiliário e uma das mais respeitadas advogadas em atuação nesse segmento no DF.
“Era uma profissional do mais alto gabarito, dedicada e muito querida entre nós”, reagiu Renato Correia, presidente da CBIC. “Perdemos uma pessoa batalhadora, eloquente, excelente técnica, defensora ferrenha de suas convicções e, acima de tudo, uma amiga. Que Deus a receba em toda sua misericórdia. Fica a lembrança dos anos de boa convivência”, comentou Fernando Guedes Ferreira Filho, vice-presidente jurídico da CBIC e presidente do Conselho, destacando que Andréia participava de todas as reuniões e eventos do colegiado, sempre contribuindo para a discussão e entendimentos dos temas de interesse do setor da construção.
“Andreia era antes de tudo uma amiga querida, como nos chamávamos há quase 30 anos de convivência. Além disso, uma profissional do mais elevado gabarito e competência, muito respeitada pelos empresários e colegas de profissão. Estou devastada com essa partida precoce”, disse Gilmara Dezan, gestora do Conselho.
Além do CONJUR, a advogada ocupava o cargo de assessora jurídica da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF) e atuou em câmaras técnicas da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Sua trajetória no associativismo teve início pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), onde foi assessora jurídica de 1995 a 2013.
Sua partida comoveu empresários e dirigentes do setor da construção, que lamentaram sua morte precoce. “Estou muito triste. A Andreia é uma pessoa por quem sempre tive um apreço enorme, minha amiga e da minha família. Uma profissional muito competente e dedicada. Tive o prazer de tê-la como assessora jurídica no Sinduscon-DF e na ADEMI-DF, quando fui presidente dessas entidades”, lamenta Adalberto Cleber Valadão, empresário e ex-vice-presidente administrativo da CBIC.
“Foram anos de amizade e lealdade, além dos quatro anos em que estive à frente da presidência da ADEMI DF, sempre contando com o apoio e a proteção dessa pessoa tão especial. Andréia era uma pessoa honesta, trabalhadora, competente e amiga”, disse Eduardo Aroeira Almeida, vice-presidente financeiro da entidade nacional.
Andréia Mourão é reconhecida pelo seu compromisso com a legalidade, paixão e entusiasmo pelo Direito, assim como pelo rigor técnico e competência no assessoramento e condução de ações no judiciário. Nascida no Rio Grande do Sul, é graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS) e pós-graduada em Direito Imobiliário e Direito Administrativo pela Universidade Estácio de Sá.
Em 2019, foi agraciada com a Comanda Águia de Haia, Mérito Jurídico da Ordem Dr. Ruy Barbosa pela Academia Nacional de Artes e Direito Social. É ocupante da Cadeira 48 de Ciências Jurídicas da Academia Nacional de Artes e Direito Social. Deixa o esposo e uma filha, além de uma legião de amigos e admiradores.
The post Autoridade em Direito imobiliário, Andréia Mourão deixa legado de seriedade e competência appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.