Na última terça-feira (17), a Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou uma reunião online para avaliar os resultados do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2024 e discutir novas propostas para o evento de 2025. Além da análise do DNCS, a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) ganhou destaque nas discussões, com participantes compartilhando sugestões e experiências sobre as boas práticas no setor da construção.
Ana Cláudia Gomes, vice-presidente da CRS/CBIC deu início ao encontro ressaltando a importância do DNCS para o setor. “É o dia que você trabalha para aquele que faz acontecer.” O evento, voltado para os trabalhadores da construção civil, é conhecido por promover atividades voltadas ao bem-estar e valorização desses profissionais.
Durante a reunião, as representantes de Seconci’s e Sinducon’s de diversos estados do país deram depoimentos de como foi o DNCS em sua localidade e, além disso, também fizeram sugestões para a próxima edição.
A vice-presidente da CRS destacou o valor das sugestões das participantes para o planejamento do próximo ano. “Isso é valioso para a gente poder planejar a estratégia do ano seguinte, ressaltou.
Além das discussões sobre o DNCS, a agenda ESG foi abordada como uma prioridade para 2025. por Daniella Maranhão, gestora da CRS, sugeriu um levantamento de boas práticas das empresas associadas aos Sinduscons à CBIC, que poderiam servir como exemplos no âmbito da agenda ESG. “A gente quer trabalhar um pouquinho a divulgação e dar luz a quem já vem atuando na perspectiva dessa agenda. Se conseguirmos a gente conseguir identificar no rol de associadas as melhores práticas em uma das dimensões agendas, seja governança, social ou ambiental, vamos poder dar visibilidade e inspirar outras empresas. mostrar como é bacana estar junto”, ressaltou.
A ideia é que cada Sinduscon indique empresas associadas de sua região indique empresas que se destacam nessas áreas, permitindo à CBIC fazer o levantamento e a divulgação dessas iniciativas.
Outro ponto discutido na reunião foi o projeto “Elas Constroem”, que visa o fortalecimento da participação feminina no setor. Ana Cláudia Gomes explicou que está em curso uma reunião com gestores e presidentes de Sinduscons para aumentar o apoio às mulheres indicadas como líderes no projeto. ” Vamos trazê-los para um bate-papo junto com as mentoras para discutir como podemos ampliar as ações dentro de cada localidade”, afirmou.
Com debates focados em inovação e responsabilidade social, a CRS já começa a planejar o futuro do DNCS e outras iniciativas para fortalecer o setor e promover boas práticas no âmbito da construção civil.
O tema tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
The post Comissão de Responsabilidade Social da CBIC avalia DNCS 2024 e discute novas propostas com foco em ESG appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.