Como a política e o funcionamento dos programas do governo podem influenciar as atividades e a agenda do setor da construção nos próximos anos? Este foi o tema do workshop de formação em políticas públicas para 18 jovens líderes vindos de todas as regiões brasileiros e integrantes do projeto CBIC Jovem, iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento, que aconteceu nesta segunda (25), em Brasília, faz parte de um ciclo de capacitação promovido pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS).
“A construção civil e o setor público tem uma relação intrínseca, então é necessário fazer esse tipo de interlocução. Futuros líderes precisam aprender a se relacionar com o setor público para serem futuros agentes e colaboradores dentro dessa relação”, explica Ana Cláudia Gomes, vice-presidente da Responsabilidade Social e presidente da CRS/CBIC.
O encontro serviu para desconstruir estereótipos sobre o papel da política e do poder público dentro do setor. “Precisamos ter a capacidade de entender os incentivos e as estratégias públicas disponíveis para melhorar a nossa capacidade de diálogo de interlocução e otimização dos resultados. As empresas quando focam apenas nos seus interesses e só nos resultados perdem a sua credibilidade, é preciso dialogar com o poder público e equilibrar isso”, aponta Leonardo Barreto, cientista político e consultor da CBIC, que conduziu o workshop.
O workshop ofereceu análise e debate das atuais políticas públicas do governo. Os participantes participaram de uma dinâmica onde foram separados em três personas: político, burocrata e empresário, para conseguir olhar para os casos apresentados com diferentes visões. A formação de agenda, formulação de política pública, execução de orçamento e compliance público-privado foram abordadas nas dinâmicas apresentadas.
Olhar para o futuro
A formação sobre a influência de políticas públicas no setor foi direcionada para jovens empresários e empreendedores entre 22 e 35 anos que fazem parte do CBIC Jovem. Todo ano, a seleção dos jovens e futuros líderes se renova. Em 2025, o grupo deve receber mais 20 novos integrantes. “Nosso objetivo é formar futuras lideranças que entendam a importância de trabalhar pelo setor e não só para si”, aponta Ana Cláudia sobre o programa.
O debate promovido tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
The post Relação com setor público é debatida por jovens líderes em encontro promovido pela CBIC appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.