Importante e desejada pelo país, a reforma tributária carrega desafios para a indústria da construção: a expectativa de acelerar a industrialização do setor não é maior que s preocupação com o aumento da carga atual e, consequentemente, dos preços de produtos e serviços. Com essa perspectiva, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem atuado para esclarecer e sensibilizar o governo federal e os parlamentares do Congresso Nacional para construir uma regulamentação que garanta uma reforma neutra.

Essa é a síntese de palestra proferida por Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), durante painel no Construção Day 2024, maior evento do segmento de construção e real state da TOTVS, empresa brasileira de tecnologia, realizado na cidade de São Paulo na manhã desta quarta-feira (23/11).

Falando com profissionais que atuam na criação de soluções para as empresas, o executivo sinalizou os desafios embarcados na proposta de novo arcabouço tributário: uma das preocupações do setor reside na adequação administrativa das empresas decorrente da transição de modelo. “Nosso foco principal é estabelecer uma neutralidade tributária, de forma que não haja aumento da tributação”, afirmou Correia. “ Da forma como está haverá um aumento de preços, retirando as pessoas do mercado”, completou.

A CBIC tem participado da discussão técnica do modelo e efeitos da reforma tributária, demonstrando os impactos negativos da regulamentação sobre o setor da construção. Em parceria com suas associadas, a entidade tem atuado para evidenciar que regulamentação levará ao aumento da carga tributária atual, com efeitos diretos sobre os preços dos imóveis. “Nesse momento, nós uma certeza: o consumidor vai pagar mais”, destacou o presidente da CBIC.

Durante sua apresentação, Renato Correia percorreu os pontos mais importantes do PL 68, aprovado pela Câmara dos Deputados e em discussão no Senado Federal. O executivo também apresentou um panorama do setor da construção e a expectativa de que a reforma tributária gere ganhos para o país. “O Brasil é um pais de renda baixa e precisa reverter o quadro pela qualificação do emprego. A reforma tributária tem a ver com isso, pois nossas empresas têm barreiras tributárias para competir”.

Para a Totvs, discutir a reforma tributária é importante para antever demandas futuras do mercado. “Um dos nossos objetivos é cada vez mais estarmos próximos dos nossos clientes, escutar a demando do mercado para crescer juntos oferecendo ferramentas novas”, disse Eduardo Pires, diretor de segmentos da empresa que acompanha a indústria da construção. “Trazemos temas relevantes e de impacto para o segmento, para discutir como apoiar e ser parceiros de um setor que cresce ano a ano”, comentou Brena Novelli, diretora de estratégia de negócios da empresa.

The post CBIC aponta desafios da reforma tributária em seminário com profissionais de tecnologia appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *