Na última segunda-feira (26), o Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou sua 6ª Reunião Ordinária do ano, discutindo temas cruciais para o setor da construção civil. O encontro, realizado de forma virtual, foi conduzido pelo engenheiro Lydio Bandeira, líder do GANT/CBIC. 

A reunião teve início com a apresentação da ABNT NBR 15965 – Sistema de Classificação da Informação da Construção, um sistema composto por sete partes que visa padronizar a terminologia e estabelecer princípios para o planejamento, projeto, gerenciamento, obra, operação e manutenção de empreendimentos na construção civil. 

O responsável pela explanação foi o arquiteto João Gaspar, coordenador da Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM) da ABNT/CEE-134. “A ABNT NBR 15965 é essencial para a padronização de processos e garante uma gestão mais eficiente das informações ao longo de todo o ciclo de vida da edificação”, destacou Gaspar.

A Série ABNT NBR 15965, composta por sete documentos, define a terminologia, estabelece os princípios do sistema de classificação e os grupos de classificação para o planejamento, projeto, gerenciamento, obra, operação e manutenção de empreendimentos da construção civil. Gaspar enfatizou a importância da adoção dessa família de normas, que tem o potencial de transformar a maneira como os profissionais lidam com dados ao longo do ciclo de vida das edificações. “Para que humanos e máquinas possam identificar de forma inequívoca um determinado objeto, é preciso que haja um sistema que relacione os diversos termos que identificam este objeto a um, e apenas um, código”, disse. 

O engenheiro afirma que o sistema foi projetado para permitir a conexão entre sistemas de classificação, independentemente de sua origem: público, privado, nacional, estrangeiro etc. Além também de ser utilizado como referência para o desenvolvimento ou atualização de outros sistemas de classificação. Ao final da apresentação o arquiteto João Gaspar solicitou o apoio das entidades para divulgar e contribuir para a manutenção do sistema. A íntegra do documento pode ser conferida clicando aqui.

Na sequência, foram abordadas as normas técnicas em desenvolvimento, revisão ou em consulta nacional. Esse segmento da reunião contou com a participação dos engenheiros Lydio Bandeira, Roberto Matozinhos, Roberto Sukster e Cynthia Munhoz, que discutiram o estágio atual das normas acompanhadas pelo GANT, bem como aquelas que estão em fase de consulta pública. 

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

The post 6ª Reunião Ordinária do GANT/CBIC discute Normas Técnicas no setor da construção appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *